Socorrismo Pediátrico

O curso de socorrismo pediátrico tem como objetivo promover o conhecimento das medidas preventivas de acidentes frequentes no grupo etário pediátrico, bem como conhecimentos e técnicas simples de socorrismo pediátrico que visem a estabilização da situação de uma criança vítima de acidente ou doença súbita.

Destinatários: Todos os profissionais que lidam com crianças e lactentes no seu dia a dia e que podem precisar de prestar primeiros socorros pediátricos
Duração: [Presencial] 8:00h | [E-learning] 8:00h (Disponível durante 15 dias) 
Local: [Presencial] Instalações do cliente ou Instalações da Kmed Europa | [E-learning] Plataforma Kmed Europa 
Data de início: a definir com o cliente  
Forma de Organização: Presencial e E-learning
Modalidade de Formação: Outra Formação Profissional não inserida no CNQ
Idioma: PT

– Definir o conceito de Primeiros Socorros Pediátricos
– Descrever a importância da cadeia de sobrevivência
– Reconhecer a importância do Sistema Integrado de Emergência Médica
– Conhecer as técnicas de abordagem à vítima
– Identificar situações de emergência em ambiente escolar
– Executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, que visem a estabilização da situação de uma criança até à chegada dos meios de socorro

Os princípios dos Primeiros Socorros
– Conceito de primeiros socorros
– A cadeia de sobrevivência pediátrica
– O sistema integrado de emergência médica

O Exame à Vítima Pediátrica
– Exame primário e secundário

Suporte Básico de Vida Pediátrico
– Posição lateral de segurança

Emergências Pediátricas
– Doença aguda
– Doença respiratória
– Distúrbios Digestivos
– Outras emergências / acidentes

O curso ocorre totalmente à distância através da plataforma E-learning que a Kmed Europa dispõe para a realização e dinamização dos cursos à distância. Todas as unidades temáticas são compostas por uma apresentação interativa, de carácter expositivo. O curso não está sujeito a avaliação, no entanto existem atividades propostas ao longo das unidades temáticas (atividades em fórum e/ou testes de avaliação) que deverão ser realizadas pelo formando.

Na modalidade Presencial, o curso é organizado de acordo com uma metodologia teórico prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, intercalados com exercícios práticos e simulações. É utilizada uma avaliação formativa, uma vez que o curso não tem classificação.