O curso de gestão e prevenção de conflitos tem como objetivo desenvolver nos formandos competências para gerir e prevenir possíveis situações de conflito
Destinatários: : Todos os profissionais que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho
Duração: [Presencial] 7:00h
Local: [Presencial] Instalações do cliente ou Instalações da Kmed Europa
Data de início: a definir com o cliente
Forma de Organização: Presencial
Modalidade de Formação: Outra Formação Profissional não inserida no CNQ
Idioma: PT
– Definir o conceito de conflito
– Descrever os fatores desencadeantes do conflito
– Diferenciar as consequências positivas e negativas do conflito
– Reconhecer a importância da linguagem verbal e não-verbal na comunicação
– Desenvolver técnicas de comunicação e assertividade no processo de prevenção e resolução de conflitos
– Desenvolver competências de gestão construtiva de conflitos
A Natureza do Conflito
– O que é um conflito?
– Níveis e categorias do conflito
– Fatores desencandadores do conflito
– Vantagens e desvantagens de um conflito
A importância da Comunicação na Resolução de Conflitos
– Processo, tipos e estilos de comunicação
– Facilitadores na gestão de conflitos: escuta ativa, assertividade e feedback
Técnicas para Fomentar a Assertividade
– Saber escutar
– Criar empatia
– Saber dizer “não” com assertividade, preservando a relação
– Saber formular pedidos de forma construtiva
– Dar e receber feedback
– Aumentar a sua recetividade às críticas e encará-las como oportunidades
Estratégias na Gestão e Resolução de Conflitos
– A negociação
– Tipos de negociação
– O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
– Escuta ativa e comunicação assertiva
– A Mediação como estratégia de resolução de conflitos
O curso é organizado de acordo com uma metodologia teórico prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, intercalados com exercícios práticos e simulações. É utilizada uma avaliação formativa, uma vez que o curso não tem classificação