Ergonomia dos Postos de Trabalho

O curso de ergonomia dos postos de trabalho tem como objetivo compreender os conceitos e aplicações práticas da ergonomia de forma a prevenir os riscos relacionados com as lesões músculo-esqueléticas.

Destinatários: : Todos os profissionais que pretendam aprofundar e consolidar conhecimentos na área da Segurança e Saúde no Trabalho nomeadamente na área da ergonomia
Duração: [Presencial] 3:00h | [E-learning] 3:00h (Disponível durante 8 dias) 
Local: [Presencial] Instalações do cliente ou Instalações da Kmed Europa | [E-learning] Plataforma Kmed Europa 
Data de início: a definir com o cliente  
Forma de Organização: Presencial e E-learning
Modalidade de Formação: Outra Formação Profissional não inserida no CNQ
Idioma: PT

– Citar os princípios básicos para a conceção de um posto de trabalho
– Identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões músculo esqueléticas
– Identificar estratégias de prevenção para as lesões músculo esqueléticas
– Descrever a importância da ginástica laboral na prevenção das Lesões músculo esqueléticas

Introdução à Ergonomia dos Postos de Trabalho
– Conceitos e aplicações práticas de ergonomia
– Princípios básicos param a conceção de um posto de trabalho

Lesões Músculo-Esqueléticas
– Relação homem – posto de trabalho
– Principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas

Estratégias de Prevenção das LMERT
– Métodos de avaliação das lesões músculo-esqueléticas
– Estratégias de prevenção das lesões músculo-esqueléticas
– Ginástica laboral

O curso ocorre totalmente à distância através da plataforma E-learning que a Kmed Europa dispõe para a realização e dinamização dos cursos à distância. Todas as unidades temáticas são compostas por uma apresentação interativa, de carácter expositivo. O curso não está sujeito a avaliação, no entanto existem atividades propostas ao longo das unidades temáticas (atividades em fórum e/ou testes de avaliação) que deverão ser realizadas pelo formando.

Na modalidade Presencial, o curso é organizado de acordo com uma metodologia teórico prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, intercalados com exercícios práticos e simulações. É utilizada uma avaliação formativa, uma vez que o curso não tem classificação.