O curso de assertividade e liderança tem como objetivo o desenvolvimento e reforço de competências que permitam liderar com assertividade, desenvolver e avaliar equipas de trabalho de forma a obter os melhores resultados
Destinatários: : Profissionais que pretendam desenvolver a assertividade como hábito comunicacional e adquirir capacidades de liderança para construir relações construtivas
Duração: [Presencial] 14:00h
Local: [Presencial] Instalações do cliente ou Instalações da Kmed Europa
Data de início: a definir com o cliente
Forma de Organização: Presencial
Modalidade de Formação: Outra Formação Profissional não inserida no CNQ
Idioma: PT
– Identificar os diferentes tipos de liderança
– Descrever a importância da delegação e empowerment na liderança de equipas
– Saber comunicar com os diferentes interlocutores utilizando uma postura assertiva
– Utilizar a reformulação: estimulando a comunicação construtiva
– Desenvolver a autoconfiança e o autocontrole
– Aplicar técnicas para saber agir perante a passividade, a agressividade e a manipulação
O papel do Líder no Desenvolvimento da Equipa
– Conceito de liderança
– Tipos e características da liderança
– Delegação e empowerment
Assertividade como Estilo de Comunicação
– O que é a assertividade?
– Saber comunicar com os diferentes interlocutores utilizando uma postura assertiva
Técnicas para Fomentar a Assertividade
– Saber escutar
– Criar empatia
– Saber dizer “não” com assertividade, preservando a relação
– Saber formular pedidos de forma construtiva
– Dar e receber feedback
– Aumentar a sua recetividade às críticas e encará-las como oportunidades
A Importância da Comunicação Eficaz de Objetivos
– Elementos do processo de comunicação
– Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal
– Barreiras à Comunicação
– Atitudes Comunicacionais
– Estratégias para desenvolver a Assertividade
O curso é organizado de acordo com uma metodologia teórico prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, intercalados com exercícios práticos e simulações. É utilizada uma avaliação formativa, uma vez que o curso não tem classificação.