Segurança no Trabalho

Medidas de Autoproteção

“Todos os estabelecimentos devem, no decurso da exploração dos respetivos espaços, ser dotados de medidas de organização e gestão da segurança, designadas por Medidas de Autoproteção. As Medidas de Autoproteção devem ser adaptadas às condições reais de exploração da utilização-tipo e proporcionadas à sua categoria de risco, nos termos da seguinte legislação”.

Enquadramento legal
Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios:
Decreto-Lei nº220/2008 de 12 de Novembro alterado pela Lei nº123/2019 de 18 de Outubro.

Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios:
Portaria nº1532/2008 de 29 de Dezembro alterada pela Portaria nº135/2020 de 2 de Junho.

As Medidas de Autoproteção são medidas de organização e gestão da segurança que se baseiam no seguinte:

 Medidas Preventivas, que tomam a forma de Procedimentos de Prevenção ou Planos de Prevenção, conforme a categoria de risco;
 Medidas de Intervenção em caso de incêndio, que tomam a forma de Procedimentos de Emergência ou de Planos de Emergência Interno, conforme a categoria de risco;
 Registos de segurança;
 Formação em Segurança Contra Incêndios em Edifícios;
 Simulacros.

KMED EUROPA desenvolve estudos para elaboração e implementação das Medidas de Autoproteção, de acordo com a utilização-tipo e categoria de risco do estabelecimento/edifício, elaborando e implementando os documentos e procedimentos de atuação exigíveis a cada estabelecimento/edifício.

Promove ainda a realização de ações de Formação em Segurança Contra Incêndios em Edifícios Certificadas, bem como a preparação, apoio e/ou execução de Simulacros.