Segurança Alimentar

Sistema HACCP

Sistema HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo, é um sistema de carácter preventivo que tem como objetivo a produção de alimentos seguros. Este sistema baseia-se em 7 princípios, que deverão ser aplicados em todas as fases do processo de obtenção dos alimentos e ao longo de toda a cadeia alimentar (agricultura, pecuária, industria alimentar, restauração, pastelaria, panificação, armazenagem e distribuição de alimentos).

Pela importância que reveste a aplicação sistemática da ciência e tecnologia no planeamento, controlo e documentação duma produção de alimentos segura, todas as empresas do Sector Alimentar são obrigadas a aplicar programas de segurança baseados na metodologia HACCP, de acordo com o Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004.

Os 7 Princípios do HACCP

Mais valias

Cumprimento da legislação em vigor;
Melhoria na qualidade higiénica dos produtos alimentares, diminuindo os riscos para os consumidores e garantindo a sua segurança;
Prevenção da saúde pública – diminuindo o risco de ocorrência de doenças derivadas dos alimentos;
Otimização dos recursos técnicos e humanos.
Ações de Autocontrolo mais eficientes, e como tal, menor probabilidade de ocorrência de falhas e acidentes;
Maior confiança e melhoria da qualidade do produto/serviço, perante as autoridades oficiais, agentes económicos e consumidor em geral.