Riscos Psicossociais
Sabia que… A avaliação e a prevenção dos riscos psicossociais é legalmente obrigatória?
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os riscos psicossociais são um conjunto de fatores que podem afetar a integridade física e mental das pessoas.
A Lei nº. 102/2009, de 10/09, art.15º na sua atual redação, explica a obrigação do empregador em avaliar os fatores psicossociais:
“d) Assegurar, no local de trabalho, que as exposições a agentes químicos, físicos e biológicos e fatores de risco psicossociais não constituem um risco para a segurança e saúde do trabalhador”;
“e) Adequação do trabalho ao homem, no que diz respeito à conceção de empregos e métodos de trabalho, com vista a mitigar o trabalho monótono e repetitivo e reduzir os riscos psicossociais”.
A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DESTACA OS SEGUINTES RISCOS PSICOSSOCIAIS:
• A sobrecarga de horas de trabalho;
• Desgaste mental e físico;
• Monotonia;
• A falta de empoderamento;
• Burnout;
• Bullying e violência;
• Insegurança no Trabalho;
• Stress (Individual e no Trabalho).
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?
Os fatores psicossociais são inerentes às condições e à organização do trabalho e influenciam a saúde das pessoas, tanto psicológica quanto física, trazendo consequências para a Empresa e Trabalhador.
A prevenção e intervenção nos riscos psicossociais é um ativo não só para o colaborador, mas também para a organização. Os benefícios da gestão de riscos psicossociais e stress relacionado com o trabalho superam claramente os custos de implementação desses programas em organizações de qualquer tamanho.
Estudos indicam que a percentagem de custos poupados com a intervenção psicológica varia entre 20 e 30%, de acordo com o Estudo da Associação Portuguesa de Psicólogos – Evidências científicas sobre a relação custo-eficácia das intervenções psicológicas nos cuidados de saúde.
Dos benefícios decorrentes da implementação de programas de prevenção de riscos psicossociais, pode destacar-se:
Empresas
• Mais rentáveis
• Mais dinâmicas
• Menos rotatividade
• Menos absentismo
Locais de Trabalho
• Mais saudáveis
• Mais seguros
• Menos acidentes de trabalho
Trabalhadores
• Mais satisfeitos
• Mais motivados
• Menos faltas
• Menos falhas
A Kmed Europa tem uma equipa especializada em Segurança e Saúde no Trabalho, que poderá ajudá-lo no cumprimento de todos os requisitos legais na sua atividade laboral.
Para conhecer melhor os nossos serviços, contacte-nos!
707 217 218