Formação Profissional

Plano de Formação 35 Horas: Sector da Restauração



O curso de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho para o Sector da Restauração ocorre totalmente online e tem uma duração de 30 dias. Ao longo deste tempo o formando terá que cumprir um conjunto de tarefas do plano de formação do curso::

  - Consultar o material pedagógico disponibilizado;
  - Realização de exercícios de consolidação e conhecimentos;
  - Realização de um teste final em cada módulo do Curso;
  - Preenchimento do questionário de satisfação.


Conhecer os principais fatores de risco para a segurança e saúde dos trabalhadores do sector da restauração em geral. Promover atitudes comportamentais pró-ativas, através da adoção de regras e boas práticas de segurança no trabalho.


Todos os profissionais que pretendam aprofundar e consolidar conhecimentos na área da Segurança e Saúde no Trabalho ligados ao sector da restauração no geral.


O Curso é constituído pelos seguintes módulos:

  - Enquadramento legal da Segurança e Saúde no Trabalho

  - Acidente de Trabalho e Doença Profissional

  - Prevenção dos Riscos Associados ao Sector:
    o Riscos Associados ao Meio Envolvente do Posto de Trabalho
    o Riscos Associados ao Manuseamento de Produtos
    o Riscos Associados à Ação do Trabalhador
    o Riscos Psicossociais

  - Aplicação do Sistema de Segurança e Higiene Alimentar - HACCP
    o Regulamentação Aplicável
    o Os Pré-Requisitos
    o Perigos e Fontes de Contaminação
    o Princípios Básicos de Higiene Pessoal, Alimentar e Instalações/Equipamentos
    o Processo de Limpeza e Desinfeção

  - Organização dos Locais de Trabalho
    o Armazenagem, Organização e Limpeza
    o Manipulação e Armazenagem de Produtos Perigosos
    o Sinalização dos Locais de Trabalho

  -Organização e Gestão de Emergências
    o Evacuação de Edifícios
    o Prevenção e Combate a Incêndios
    o Introdução aos Primeiros Socorros

  - Atendimento e Gestão de Reclamações:
    o A importância do atendimento ao cliente
       Funções do Atendimento
       Fatores comportamentais que influenciam o atendimento
       Fases do atendimento e técnicas de negociação
    o A importância da receção e tratamento de reclamações
       Compreender a importância do acompanhamento ao Cliente
       Perceber a importância do atendimento, receção e tratamento de reclamações


- Acesso a um computador com som e ligação à internet;
- Competências digitais básicas.

Detalhes do Curso

Carga Horária: 35 Horas
Forma de Organização: E-Learning
Local: Plataforma Online da Kmed Europa