Utilidades

Notícias



28 de Abril - Dia Mundial da Segurança no Trabalho

Desde 1996 que o 28 de Abril é comemorado em todo o mundo como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida no trabalho ou adquiriram doenças relacionadas com a sua actividade profissional.

Em 2014 aconteceram 135 acidentes mortais e 308 acidentes graves, num total de cerca de 250 mil acidentes por ano. Os meses com mais acidentes mortais foram Janeiro e Outubro, tendo como principais sectores de Actividade Construção e a Industria Transformadora. Os dois, em conjunto, representam mais de 50% dos acidentes mortais e 60% dos acidentes graves de trabalho. A classe operária dos sectores da construção e indústria transformadora é a mais afectada, sendo que há registos em todos os sectores de actividade. A maioria dos acidentes dão-se por queda (46%), com o género masculino a ser o mais afectado (70% face aos 30% femininos), sendo que 57% destes são operários e/ou operadores de máquinas. A maioria dos sinistrados é portuguesa (cerca de 80%). Apesar desta realidade, tem aumentado o número de acidentes mortais e graves nas categorias de técnicos profissionais e chefias intermédias. A faixa etária maioritária nos acidentes mortais é entre os 45 e 54, enquanto que nos acidentes graves é divida entre os 35 e os 44; e os 45 e os 54, ambos com 25% face ao total. A Região Norte é onde existem mais acidentes, seguida da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Para celebrar a importância da data, a Kmed Europa, através do seu CEO Nuno Paço, concedeu uma entrevista à Rádio TSF, tendo como objectivo alertar para a data. Toda a entrevista aqui

Mais informação sobre o dia 28 de Abril aqui