Utilidades

Notícias



ACT alerta para os perigos do Amianto.

A ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, tem vindo a alertar para os perigos do Amianto. Sobre este assunto refere ainda no seu site que «o amianto é um produto cancerígeno que teve uma larga aplicação em materiais aos quais foi necessário conferir propriedades entre outras, de resistência à tração, ao fogo e a altas temperaturas. A comercialização de materiais contendo amianto (MCA) está proibida desde 2005».

No site do Governo de Portugal, pode ler-se que a ACT «para apoio aos trabalhadores que executaram esta atividade nos diversos organismos públicos, disponibilizou na sua página eletrónica (http://www.act.gov.pt) um espaço exclusivamente dedicado a este tema, onde pode encontrar-se o Questionário-Tipo, uma lista de Perguntas Frequentes, as instruções de preenchimento, demais elementos de suporte e Legislação associada».

A ACT disponibilizou-se igualmente para a realização de ações de sensibilização, mediante solicitação das Secretarias Gerais dos Ministérios, especialmente dedicadas ao esclarecimento dos trabalhadores responsáveis por este levantamento, tendo sido já promovidas várias ações de sensibilização sobre o «Levantamento de edifícios, instalações e equipamentos públicos com Materiais Contendo Amianto (MCA)».