Segurança no Trabalho

Avaliação de Risco

     


A Segurança no Trabalho, regulamentada pela Lei 102/2009 de 10 de Setembro, alterada pela Lei 3/2014 de 28 de Janeiro, tem por objectivo a prevenção dos factores de risco potencialmente existentes nos locais de trabalho (riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos, mecânicos, entre outros) através da sua identificação e controlo. A gestão da prevenção contempla assim, a eliminação/redução e controlo dos riscos que podem causar acidentes e/ou doenças profissionais decorrentes de exposição a condições inadequadas nos locais de trabalho, através da implementação de medidas de prevenção e protecção.

A metodologia de Avaliação de Riscos desenvolvida pela KMED EUROPA, aborda a identificação e avaliação dos riscos em 5 etapas (abordagem aprovada a nível mundial pela O.I.T. - Organização Internacional do Trabalho e promovida a nível nacional pela A.C.T. - Autoridade para as Condições de Trabalho:



A metodologia utilizada permite quantificar a magnitude dos riscos existentes e, em consequência, hierarquizar racionalmente a sua prioridade de prevenção.